terça-feira, 17 de maio de 2011

12

Vai copiar???



Tenho visto em muitos blogs amigas artesãs que ficam indignadas porque seus trabalhos foram descaradamente copiados e alterados, marcas d`água retiradas, pessoas que sem a menor falta de vergonha  mudam as artes de outras pessoas como se o trabalho fosse seu.
Não sei se isso já aconteceu com minhas peças, mas muitas vezes me deparo com minhas artes passeando em outros blog, orkuts de trocas de moldes , picasas, etc.
Nunca me importei muito com isso, sempre que possível disponibilizo alguns moldes ou envio por e-mail, e faço isso com maior prazer e carinho "quando tenho tempo", (mas meu dia precisava ter 48hs pois  tempo é o que me falta..rs), no entanto,  meu mundo não gira só em torno do artesanato. Tenho casa, filhos, marido, compromissos, momentos de lazer, cursos, enfim...

Várias amigas me pedem autorização para publicar  fotos de trabalhos meus, ou publicam dando os devidos créditos...isso se chama "Ética" e "Respeito".
Para quem não sabe o significado dessas duas palavrinhas é só procurar no dicionário...
E é também o que eu faço quando os trabalhos ou moldes não são meus: dou os devidos créditos!!!

Admirar o trabalho de outra pessoa é diferente de copiar!!!

Vc pode usar o mesmo molde, mas artesã que é artesã sempre dá o seu toque pessoal.
Não existe um trabalho que fique completamente igual ao de outra pessoa, pelo menos não das pessoas criativas, que buscam seu reconhecimento e destaque através do seu trabalho.
Muita gente imagina que deve ser fácil passar horas e horas criando ou montando uma peça, mas não sabe o trabalho que dá, as noites de sono perdidas, os dedos queimados na pistola, os dedos colados na cola instantânea...rs, o cansaço, as dores nas costas de passar horas e horas trabalhando em uma encomenda.
É um trabalho como qualquer outro, e por mais amor que tenhamos a gente também se estressa com um trabalho que não saíu como esperávamos, com a pistola que quebrou na hora que não devia, com aquela grande encomenda que parece não acabar nunca...
Então não copie,  admire o trabalho de quem se esforçou tanto para dar vida a ele.
E dê seu o seu toque pessoal, use e abuse da sua criatividade...

 PORQUE SER IGUAL, QUANDO  VOCÊ PODE SER ESPECIAL!

Deixo esse texto da Carla Cavelluci Landi que fala sobre o "talendo" ou a "falta de".
Um texto super bem humorado que vale a pena ler...

Pra copiar também precisa ter talento



Em scrap fica sempre no ar a discussão do que é cópia, do que é original. Hoje vou falar de trabalhos copiados.

Não vou discutir os méritos legais do assunto.  Mesmo porque a lei de direito autoral não discrimina esteticamente os trabalhos. Um trabalho "cafona" e um maravilhoso estão protegidos na sua criação da mesma e indiscriminatória forma.
Aqui eu falo apenas da questão estética.

Não é difícil vermos trabalhos - e não falo apenas de scrapbook e arte em papel, mas também de pintura, bordado - copiados de sites, revistas, ou mesmo de lojas e ateliês.

Quem copia, normalmente, espera que o julgamento de seu trabalho seja o mesmo do trabalho original.

Só que as pessoas esquecem que, pra copiar, também precisa ter talento.

Porque a execução bem realizada de um projeto conta muitos e valiosos pontos no resultado final.
Tenho visto inúmeros trabalhos "copiados", mas que não chegam aos pés de seus originais. São acabamentos mal feitos, papéis mal escolhidos, combinações desastrosas, pinceladas tortas e falta de cuidado em geral.
Fitas mal cortadas, avessos sem vergonhas, linhas mal traçadas, tesouradas sofríveis.
Um horror. Eu diria que uma tristeza.

Como as pessoas podem se contentar com tão pouco??? Não apenas quem faz, mas quem compra estes trabalhos - sejam clientes, sejam admiradores - pois "comprar" nem sempre envolve a troca comercial.

Se vai copiar, faça disso uma oportunidade de aprendizado.

Copie não só a idéia. Procure saber como aquela capa do álbum ficou tão lisinha. Se você não souber fazer, busque informações com quem sabe - os grupos de discussão existem com este intuito - ou invista um pouco e faça um curso. Existem bons cursos com custos bem variados. Em scrap e arte em papel, aproveite as "crops" que acontecem em lojas, são ótimos momentos de troca de informação.

Mudar as cores do papel não vai fazer seu projeto ter obrigatoriamente o mesmo brilho e encanto do original, se a combinação entre eles foi desastrosa.

Se o papel é igual e o projeto também, uma encadernação mal-feita coloca todo o projeto a perder.

Observe os trabalhos de quem você admira. Em eventos e outras oportunidades de ver bons trabalhos de perto, veja como a fita foi colada, observe o cuidado com alinhamento, repare na combinação de papéis tão diferentes com tanta harmonia. Anote estas observações. E jamais deixe de dar os créditos ao autor do trabalho que você está copiando, mesmo que o trabalho dele tambem não seja original. Seja honesto com você mesmo.

Quando você menos esperar, estará criando e executando seus próprios originais maravilhosos, mesmo que baseados ou inspirados em trabalhos de terceiros.

Da observação cuidadosa dos detalhes podem nascer belas idéias!
 
(Carla Cavellucci Landi ) 
 


12 comentários:

  1. OLÁ ELIS...
    EU CONCORDO COM VC...
    NÃO VOU DIZER QUE NÃO COPIO,TENHO VÁRIAS FOTOS QUE ADMIRO SALVAS NO MEU PC...
    MAS QUANDO FAÇO ISSO NÃO SAIO USANDO ESSAS FOTOS...
    FAÇO MINHA PRÓPRIA ARTE E MOSTRO NO MEU BLOG...AS FOTOS QUE TENHO SÓ SERVEM NA VERDADE DE INSPIRAÇÃO...
    ACHO HORRIVEL AS PESSOAS SE APOSSAREM DE ALGO QUE NÃO É SEU...
    BJINHOS E ATÉ MAIS...

    ResponderExcluir
  2. amiga estoy de acuerdo contigo,yo admiro a muchas artesanas como tu,pero creo que en lo particular tengo mi propio estilo,pero hay alguans que como tu dices copian descaradamente el trabajo de una,y otras hacen pasar el trabajo de artesasnas experimentadas como tu,por suyo eso es una bajeza,pero yo he dicho aunke copien les falta talento ,lo que a ti,conforme pasa el tiempo se te da mas, Dios te bendiga ese don que te ha dado.

    ResponderExcluir
  3. Assino em baixo, em cima e no meio.....
    Sou louca pelos trabalhos das minhas "inspiradoras" e por conta disso faço meus trabalhos através das "inspirações" e dou o meu toque......Não fica tão bom........rs
    Criar, recriar e ser feliz, simplesmente!
    BJks doces
    Sissi

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE ELIS GOSTEI MUITO DO SEU TEXTO E CONCORDO EM TUDO E TE APOIO SIM.
    MUITAS PESSOAS PRECISAM DO QUE VC ESCREVEU ""Ética" e "Respeito".
    EU SHULY DIGO NÃO AO PLÁGIO, PRECISANDO DE ALGO CONTE COMIGO BEIJOS SHULY MARINA

    ResponderExcluir
  5. amiga tenhu um trabalho de carimbar..mas msmo assim elas tiram tem uma bem conhecida a verusca
    www.artsemeva.blogspot.com so copia e fla q é dela..dpois passa no meu e veja o embrulho com a tag q vc fez...obrigada ficaram lindas..te recomendo la
    bjossss
    maravilhoso post...

    ResponderExcluir
  6. Olá Elis, concordo plenamente, quando pedi a sua autorização para publicar seus trabalhos, incrível, NÃO doeu nada!!! Você permitiu e foi muito gentil e sem eu pedir nada em troca, divulgou meu blog e ele recebeu inúmeras visitas à partir de sua divulgação. Ou seja, eu pedir permissão, resultou em uma bênção!
    Tive a oportunidade de conversar com você por e-mail, pedir conselhos, e hoje te admiro por suas artes e pela pessoa que tive oportunidade de conhecer! Se comunicar e pedir permissão, é ética, é respeito e gera amizade e ainda é gratificante divulgar trabalhos de artesãs talentosas como você. Agora quero saber, e este selo aí em cima "diga não ao plagio" é para copiar? Gostaria de divulgar, se não for este selo, querida amiga, desenvolva uma fofura conforme as papelarias lindas que você faz, faça um selo "não ao plágio", e vou adotá-lo! Acredito que muitas artesãs blogueiras adotariam o selo, pois assim como há as copiadeiras, há também muita gente séria.Abraço.Cris
    http://contagemregressivapara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ola eli boa noite, concordo plenamente com o tudo o que disse... pior que tudo é ainda ter que se colocar um mensagem a avisar algumas pessoas que o respeito e a ética são dois dos principais valores de um profissional... não deveria ser necessário... é claro que em qualquer altura se vem á net à procura de um pouco de inspiração e de conhecimento também... aprende-se muito com quem já trabalha neste área há muito tempo, mas o nosso toque criativo e pessoal é que vai dar todo o valor e diferença à peça...
    Bem haja...
    beijinho
    Lurdes Costa
    http://trapilhoetrapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá ,adorei o texto e tb concordo com tudo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Elis!
    Concordo plenamente com vc. É muito bom observar, admirar, elogiar e principalmente respeitar tudo que passa e chega até nós.
    Parabéns pelo seu blog, também já estou te seguindo. Quando vc fizer a etiqueta venha me contar.
    Bjs
    Lelê

    ResponderExcluir
  10. Oi Elis!
    Obrigada pelo carinho amiga, você é 10!

    Adorei o texto sobre cópias.
    Acho que todo mundo já passou por isto...

    ResponderExcluir
  11. Amiga adorei......Saudades tuas, teus trabalhos continuam um primor. Beijocas.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto!!!!
    Eu acho que não custa nada colocar os devidos créditos...
    Oq a Carla escreveu tá muito legal tb!!! Concordo com tudo!!!
    Uma dica: qdo eu vejo alguma coisa que gosto na net salvo em um pasta inspiração...ai coloco o nome da pessoa que fez na foto assim não me esqueço depois quem fez :) E cito onde eu vi e me inspirei..fica ai uma dica!!!!
    beijosss
    Beijosss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho!
Se não tiver blog deixe seu e-mail para que eu possa retornar sua mensagem.